sábado, 16 de fevereiro de 2008

As Regras do Basquetebol


O objectivo do jogo é introduzir a bola no cesto da equipa adversária (marcando pontos) enquanto que evita que esta seja introduzida no próprio cesto, respeitando as regras do jogo. A equipa que tiver mais pontos no fim do jogo vence.

A competição é dirigida por:

Três árbitros que têm com função assegurarem o cumprimento das regras do jogo.
Um marcador e o seu auxiliar têm como funções o preenchimento do boletim de jogo, onde registam os pontos marcados, as faltas pessoais e técnicas, etc.
O cronometrista – verifica o tempo de jogo e os descontos de tempo.
Um operador de vinte e quatro segundos – controla os 24 segundos que cada equipa dispõe para a posse ininterrupta da bola.


Posições
Na maioria das equipas existem dois postes, dois extremos e um base. O base é como o cérebro da equipa, forma as jogadas e geralmente começa com a bola. Os extremos jogam pelos cantos. O extremo pode ajudar o base ou marcar muitos cestos. Os postes são, geralmente, os mais altos da equipa.

Equipa - Existem duas equipas que são compostas por 5 elementos cada (em jogo), mais 7 suplentes.
Início do jogo – O Jogo começa com o lançamento da bola ao ar, pelo árbitro, entre dois jogadores adversários no círculo central, esta só pode ser tocada quando atingir o ponto mais alto. A equipa que ganhou a posse de bola fica com a seta a seu favor.
Duração do jogo – Quatro períodos de 10 minutos cada. O cronómetro só avança quando a bola se encontra em jogo, isto é, sempre que o árbitro interrompe o jogo, o tempo é parado de imediato.
Reposição da bola em jogo - Depois da marcação de uma falta, o jogo recomeça por um lançamento fora da linha que estiver mais perto, excepto após a marcação de ponto, o jogo prossegue com um passe realizado na linha de fundo, obrigatoriamente.
Pontuação – É ponto quando a bola entra no cesto, por cima, e passa através dele. Um cesto dentro da linha de 6,25 metros vale 2 pontos, à excepção de ser conseguido para além da linha dos 6,25 metros valendo 3 pontos, um cesto de lance livre vale 1 ponto.
Empate – Os jogos não podem terminar empatados. O desempate processa-se através de prolongamentos de 5 minutos.
Vitória – O jogo é ganho pela equipa que marcar maior número de pontos no tempo regulamentar.
Lançamento livre – Na execução, os vários jogadores, ocupam os respectivos espaços ao longo da linha de marcação, não podendo deixar os seus lugares até que a bola saia das mãos do executante do lance livre, não podendo também tocar na bola durante a sua trajectória para o cesto, até que esta toque no aro.
Penalizações de faltas pessoais – Se a falta for cometida sobre um jogador que não está em acto de lançamento, a falta será cobrada por forma de uma reposição de bola na linha que estiver mais perto, desde que a equipa não tenha cometido mais do que 4 faltas colectivas durante o período, caso contrário é concedido ao jogador que sofreu a falta o direito a dois lances livres. Se a falta for cometida sobre um jogador no acto de lançamento, se o executar conta e deve ser concedido um lance livre. No caso do lançamento não tiver resultado cesto, o lançador irá executar os lances livres correspondentes às penalidades (2 ou 3 lances livres, conforme se trate de uma tentativa de lançamento de 2 ou 3 pontos).
Bola presa – Considera-se bola presa quando dois ou mais adversários tiverem uma ou ambas as mãos sobre a bola, ficando esta presa. A posse de bola será da equipa que tiver a seta a seu favor. Faltas pessoais – É uma falta que envolve contacto físico com o adversário consistindo nos seguintes parâmetros: Obstrução, Carregar, Marcar pela retaguarda, Deter, Segurar, Uso ilegal das mãos, Empurrar.
Falta anti-desportiva – Falta pessoal que, no entender do árbitro, foi cometida intencionalmente, com objectivo de prejudicar a equipa adversária.
Falta técnica – Falta cometida por um jogador sem envolver contacto pessoal com o adversário, como, por exemplo, contestação das decisões do árbitro, usando gestos ou atitudes ofensivas, ou mesmo quando não levantar imediatamente o braço, após lhe ser assinalada falta.
Falta da equipa – Se uma equipa cometer num período, um total de cinco faltas, sempre que efectuar falta pessoal sofrerá a penalização de dois lançamentos livres.
Número de faltas – Um jogador poderá fazer um máximo de 5 faltas durante o jogo, se cometer a 6 falta será expulso.

Como jogar a bola e regras de drible
O jogador não pode bater a bola com as duas mãos simultaneamente.
A bola é jogada com as mãos, Não sendo permitido provocar o contacto da bola com os pés ou pernas.
Quando a bola lhe é passada, deve ou driblar, ou passar a bola. Digamos que depois de receber a bola, dribla e agarra-a, não pode mais driblar, só pode dar mais 3 passos, depois destes 3 passos está com os dois pés no chão, pode estabelecer um pé de apoio, ou seja, pode fixar um dos pés, podendo mover livremente o outro. Digamos agora que fixa o outro pé e tira o antigo apoio do chão. Se o arbitro apitar por motivo de passos a mais, será dada uma reposição de fora do campo (na linha que estiver mais perto) para o adversário.
Mas o esquema dos passos não é a única restrição. Não pode driblar a bola com as mãos juntas, não pode conduzir a bola levando a mão debaixo dela. Todos estes aspectos são considerados drible ilegal e tem a mesma penalidade dos passos.
Existe também um drible de protecção que consiste em proteger a bola do adversário.

Falando sobre tempo
Os intervalos entre cada período são de 2 minutos, mas entre o 2º e 3º há um intervalo de 15 minutos.
Quando uma equipa ganha a posse da bola na sua zona de defesa deve, dentro de 8 segundos, fazer passar a bola para a zona de ataque, não podendo retornar.
Após os 8 segundos mencionados acima, você tem mais 16 segundos, ou seja, 8+16=24 segundos para lançar a bola ao cesto.
Cada jogador dispõe de 5 segundos para repor a bola em jogo.
Um jogador não pode permanecer mais de 3 segundos dentro do garrafão da equipa contrária, com ou sem bola, enquanto a sua equipa está com a posse de bola.

3 comentários:

Anónimo disse...

Muito Bom!

Todos os que quiserem ser jogadores de basquete têm aqui as regras bem explicadas ao contrário de outros sites que tem regras que ninguém conhece porque não são bem explicadas lá.

Parabéns!

Anónimo disse...

adorei!!!
me ajudou muito no trabalho.

Unknown disse...

pesquisei em muitos sites e nao achei ate que entrei neste e estava tudo aqui



VALEU TAMBEM ME AJUDOU NO TRABALHO!!!